Planejamento e Reestruturação Comercial

Pense nisso

Muitas empresas tem dificuldade em conseguir traduzir seus objetivos de venda em um planejamento comercial efetivo (perfil da equipe, territórios de vendas, metas, estratégia de operação, dimensionamento de equipe, etc.).
Consequentemente tem dificuldade em estruturar corretamente a equipe e atingir bons resultados em vendas.

Sobre o serviço

Neste serviço a CIM auxilia a empresa-cliente a:
- planejar sua estrutura comercial;
- reestruturar a área comercial;
- consolidar novo sistema de gestão comercial.
Sempre focando a alavancagem de vendas (volumes e margem).

O que este serviço entrega?

Esta consultoria entrega três soluções complementares.

PLANEJAMENTO

Resultado final deste primeiro momento é um documento em que a CIM faz (1) uma análise dos elementos da gestão de vendas, (2) um diagnóstico da área, (3) uma proposição de readequação do modelo de gestão de vendas (planejamento da melhoria) e (4) plano de implementação.
Esta etapa se encerra com reuniões para a consolidação do planejamento.

REESTRUTURAÇÃO

O planejamento formatado na primeira fase irá guiar as mudanças necessárias para a reestruturação.
A CIM participava ativamente das etapas de otimização da equipe comercial e consultivamente nas reformulações relacionadas a processos e estratégicas comerciais e mercadológicas.

CONSOLIDAÇÃO

No terceiro momento a CIM auxilia de forma central na consolidação do projeto. Através de uma consultoria estratégica a CIM ajuda no controle e avaliação das ações realizadas.
Elabora projetos de desenvolvimento gerencial específicos para a necessidade de cada cliente.

Para quem é indicado este serviço?

Empresas que querem melhorar seu resultado comercial. Que entendem que para isso devem reestruturar a equipe comercial, mas que antes necessitam de apoio técnico para uma revisão do planejamento comercial.
Este serviço é ideal para empresas que precisam melhorar a equipe comercial, mas que não possuem um planejamento comercial efetivo (ou seja, não tem definido os territórios de vendas, os nichos de atuação e suas respectivas estratégias, não tem entendimento claro das metas, desconhece a rotina do seu profissional de vendas, não possui um bom treinamento estruturado, tem um processo e uma equipe de apoio desajustada, não sabe que indicadores de resultado são importantes).

Metodologia:

ETAPA 01 – Revisão do planejamento de vendas

ponto

1. Levantamento de dados

ponto

2. Elaboração do planejamento de vendas

ponto

3. Proposição e consolidação do plano de vendas

ETAPA 02 – Reestruturação de vendas

ponto

1. Adequação das estratégias mercadológicas

ponto

2. Redefinição das estratégias comerciais

ponto

3. Reformulação dos processos comerciais

ponto

4. Adequação da infraestrutura

ponto

5. Conscientização da equipe comercial

ponto

6. Otimização da equipe (treinamento)

ponto

7. Reestruturação de equipe

ETAPA 03 - Consolidação das melhorias

ponto

1. Reuniões gerenciais de controle e avaliação

ponto

2. Auditoria operacional

ponto

3. Treinamentos pontuais

O QUE ENGLOBA UM PLANEJAMENTO COMERCIAL?

A gestão de vendas moderna contempla dois temas estratégicos centrais, os quais são abordados de forma sistêmica em nossos projetos de consultoria.

ASPECTOS MERCADOLÓGICOS

Estratégia de mercado-alvo. Posicionamento estratégico de mercado. Gestão estratégica de marcas. Gestão do portfólio de produtos. Gestão estratégica de preços. Comunicação com mercado. Gestão dos canais de vendas.

ASPECTOS COMERCIAIS

Metas e orçamentos comerciais. Estratégias de atuação comercial. Gestão da carteira de clientes. Política comercial e argumentação de vendas. Otimização de processos e documentos. Reestruturação de funções e cargos. Planejamento de territórios e dimensionamento da equipe de vendas e apoio. Reestruturação e qualificação da equipe. Infraestrutura comercial.

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DÚVIDAS RELACIONADAS AO SERVIÇO

Quanto custa o serviço?
Nossos serviços de consultoria são cobrados por hora, assim, para que possamos elaborar um orçamento é necessário conversarmos com o responsável pelo futuro projeto para estipularmos a complexidade do mesmo.

Porque contratar a CIM?
EXPERIÊNCIA: consultores com larga experiência EM GESTÃO COMERCIAL E DE MERCADO, direcionada para indústrias de pequeno e médio pote.

MULTIDISCIPLINARIDADE: além de possuir as atividades de consultoria a CIM possui uma unidade específica de trabalho direcionada para a assessoria na contratação de profissionais de venda – fazendo com que você tenha duas soluções em uma.

CONHECIMENTO PRÁTICO: na área de assessoria a CIM atua para diversos segmentos em diferentes regiões o que nos permite um know-how extremamente privilegiado.

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